domingo, 27 de abril de 2008

TCC


Meu trabalho de conclusão de curso está ganhando formas, cores... E, de repente, estou me envolvendo mais do que pensei que seria capaz, em meio a confusão do meu dia a dia.
A parte realmente boa é estudar algo que me encanta e me deliciar com as pesquisas.

Meu macroambiente é o marketing eletrônico (digital) e as ações estratégicas que decorrem dele...
E o Youtube tem sido uma excelente fonte! rs

Vejam o vídeo abaixo, é um exemplo mto bacaba de marketing viral (está sendo disseminado pela Internet):
http://www.youtube.com/watch?v=JQ7Z0r_Wa_Y&eurl

segunda-feira, 21 de abril de 2008

E-mails (a réplica)

"É, por essa eu não esperava... Mesmo!
Mas é surpresa das boas, das que tu responde com um sorriso, sabe? O das lentilhas... Hehehehehe!
Nunca me imaginei publicitário; nem agora me imagino.
Sou um estudante de Design de Produto feliz e realizado... Bom, "realizado" é bondade minha, mas eu gosto do curso, sabe? Aprendi muita coisa também nesses 2 anos que estou lá...
Um dos lemas primordiais do Design moderno, o "Form follows function" (A forma segue a função), foi se diluindo no meu caráter ultimamente.
Eu gosto, é inteligente, mas não é completo; precisa de mais.
Pegue-se a Ãna, por exemplo: forma segue função.
Um sorriso lindodemorrer, cabelos negros, calças escritas e descritas, toda uma identidade visual coerente. É um formalismo ótimo! Mas e se o teu produto tem apenas uma aparência moderna? E se a casca dele escondesse mecanismos ultrapassados, pouco ergonômicos, ineficientes. E agora? Por isso "forma segue a função". Não é mais coerente? Precisamos de coerência, o mundo está pobre dela.
Olha o Philippe Starck: todo badalado como contemporâneo - e isso qualquer um é - e na realidade só é mais um designer metido a estilosinho que esquece que forma segue função! Como ser contemporâneo e esquecer a premissa mais importante do modernismo? Vai ver que é porque ele é pós-modernista... Mas não é nada, tudo balela! Falta muita coerência formal-funcional pro Starck!
Voltando-se ao exemplo da Ãna, sim, é coerente. Tu percebe que a casca não é de graça: tem seus mecanismos muito bem projetados, eficientes e funcionais, na medida certa!
O usuário pode se sentir intimidado, mas não confuso.
Instruções pra se usar todo mundo tem que ter, mas o produto tem que comunicar, dizer o que faz e como se faz.
Ãna nunca disse, mas é fácil de imaginar e de querer uma daquelas pra si. Eu sei que funciona muito bem, já faz uns anos.
Dizem que produto bom se vende sozinho. Acho que não, precisa de marketing. É que o usuário sabe o que quer, mas o consumidor não. Ele se emociona com qualquer besteirinha pós-moderna. Se tem um prendedor de roupa na prateleira feito em polipropileno, sem mola e mais forte ao lado de um em forma de passarinho, qual ele leva? O mais barato? Ah, mas aquele em forma de passarinho é tão bonitinho... E, olha! Tem a foto de passarinhos no varal! O consumidor se faz, o usuário não. Por isso é difícil agradar o usuário, mas o bom produto sabe como fazer e o faz, só precisa de um bom marketing que diga pro consumidor que ele realmente é um bom produto, racional e inteligente.
Acho que Ãna nunca precisou de marketing agressivo, mas agora é publicitária. Me convence fácil... E olha que sou irredutível! Ãna faz lembrar de coisas escritas e descritas (de novo essa, hein?) que fazem rir e lembrar, lembrar, lembrar... Não sabia que eu escrevia daquele jeito, acho que desaprendi também! Aliás, há tanto que não escrevo... Tu me lembrou desse prazer!
Aliás [2], eu sempre gostei de escrever pra Ãna, sempre foi legal saber que ela lia e ela lia com olhos de Ãna, fazia interpretações de Ãna... Porque forma segue função. E é linda que só ela!


P.S.: Dizem que a nova moda é escrever com alusão ao próprio curso! Há!"

sexta-feira, 18 de abril de 2008

E-mails

"Eu devo ser uma besta mesmo.
Aonde ja se viu uma publicitária que se vende a comerciais (nem tão) baratos (assim)?!
Como aceitar uma publicitária que levanta do sofá direto para uma loja, mesmo reconhecendo todos os truques de persuasão utilizados; ou, o que é pior (mas acontece), mesmo tendo repudiado a propaganda em questão?
Nãããão, não posso mais fazer isso!
Eu não posso usar Colgate Total 12 por que 1 a cada 12 dentistas fresquinhos recomendam na televisão; não posso usar Sensodine para poder tomar café sem gelo (que tosco!) como a Caroline Dieckman... Isso tudo é tão vergonhoso!!!!
Tudo bem que depois eu penso: e daí? Ninguém está se importando se eu comprei Activia doida para que não funcionasse (assim a Danone devolveria meu dinheiro)! Muito menos se importam se eu odiei a propaganda 'Que caminhão é esse?', afinal eu estou ansiosa pra saber qual foi a empresa idiota que teve a coragem de jogar isso no ar gastando milhares de reais... Até por que, digamos assim, o objetivo deles (de despertar interesse e curiosidade) já funcionou, néam?! Eu já entrei no site para conferir mais de perto a tosquice, bem como comentei por aí que odiei a propaganda e, de repente, contribuí infinitamente para o tal do marketing viral!
Ai. Que vergonha.


Mas, bem, eu não vim criticar o caminhão; eu vim dizer que de tanto me vender a propagandas, de repente, relendo os e-mails que costumávamos trocar eu soltei uma frase em voz alta: esplendorosa tacada, Venceslau! (by Skol)
Como é que eu conseguia ser tão, tããão... Tão 'bunitinha' e singela nos 'i-meils"!!!
Eu nem me lembrava de algum dia ter escrito daquela maneira (fiquei orgulhosa de mim, na hora, mas depois fiquei com vergonha por ter desaprendido tudo. rs)!
E você, hein?! Toda vez que escrevia *muda de assunto* conseguia fazer com que eu passe semanas inteiras pensando na mesma coisa. Aliás, você conseguiu reacender o mesmo interesse hoje, quando tanto tempo depois. eu li... E mudar de assunto que é bom? Nem pensar!

Você tinha um jeito bem velado de me entorpecer.... Mas desde quando paixonites virtuais são ilícitas, néam?! Você fez o que fez e saiu ileso. E sairia hoje também.
Quer saber? "Tu devias" pensar em fazer publicidade e propaganda, sabe? Você daria um ótimo professor de marketing ou coisa e tal; ensinaria técnicas infalíveis de persuasão e todos seus alunos seriam capazes de prender a atenção do target como um passo de mágica; sem fazer de nós meros alvos (eu odeio quem trata target como público-alvo e fica atirando 464799314656913258 mensagens publicitárias, como se fôssemos capazes de absorver uma que seja!).

O fato é que a propaganda brasileira só agora está passando uma transição...
Atualmente, nossa mensagem publicitária é baseada em interrupção. Isto é, estamos na sala de TV, sentadinhos, assistindo a nossa querida novelinha... Imagine só, você está lá vendo a Branca usar o cartão corporativo como nossos políticos e querendo levar pra casa só uma pizzazinha; além disso, noutro núcleo, está a Sílvia querendo matar o filho da Maria Paula e do Marcone Ferraço quando... Surpresa! São os reclames do plim plim!
=)
Que adorável, não?! Ser interrompido justo quando o Bial ia dizer quem foi eliminado no paredão??
rs
Eu sei. É horrível e a propaganda brasileira, diante das evoluções trazidas pela TV digital, está só começando a mudar.
Continuamos com as interrupções, mas, de repente, percebemos que para sermos compreendidos, para que haja uma fixação da mensagem publicitária, precisamos contornar cerca de 5.000 outras mensagens publicitárias que bombardearam nosso público-alvo (aqui somos "público-alvo") só no mesmo dia...
E de que forma faremos isso?
Entretendo o target (viu como já mudamos para target?). Ao invés de só informar, envolver, conquistar, emocionar, fazer rir, levar alegria e entretenimento também nas inserções comerciais, ao invés de deixar isso só a cargo das novelas e BBB´s da vida!
Bem, mas por que eu disse isso tudo?
(Hehehe)
Para lhe provar seu dom de publicitário até agora não descoberto! rs
De repente, me dei conta de que eu aprendi tudo isso no último ano e você já agia assim desde 2005, quando começamos a nos comunicar via 'i-meils'!!!!
Era por isso que não passava um só dia sem que eu não me lembrasse de você e ficasse mentalmente bolando planos infalíveis (no maior estilo "Cebolinha" de ser) para ir até o sul e te agarrar pela gola da camisa dizendo: agora repete tudo que me disse por 'i-meil', tim-tim-por-tim-tim! Ah, sim! E dê ênfase no sonho em que você me agarra e me dá um beijo, ok?





Há!
Vai dizer que por essa você esperava, hein, gauchinho?!



Saudades de estar mais perto... =***"

domingo, 13 de abril de 2008

Só deixo meu coração na mão de quem pode

Só deixo meu coração na mão de quem pode
Fazer da minha alma suporte para uma vida insinuante
Insinuante anti tudo que não possa ser

Bossa Nova Hard Core
Bossa Nova Nota Dez

Quero dizer, eu to pra tudo nesse mundo
Então, só vou deixar meu coração, a alma do meu corpo, na mão de quem pode
Na mão de quem pode e absorve
Tanto no céu que no inferno
Inspiração de Mutação
Da vagabunda intenção
De se jogar na dança absoluta da matança do que é tédio, conformismo, aceitação
E eu fico aqui vou te levando nessa dança
Sobre o mundo

Pode tudo do amor
Pode tudo do amor

Porque eu não quero teu ciúme que é o cúmulo
Ciúme é o acúmulo de dúvida, incerteza de si mesmo, projetado
Assim jogado como lama anti-erótica na cara do desejo mais intenso de ficar com a pessoa

Eu não to a toa
Eu sou muito boa

Eu sou muito boa pra vida
Eu sou a vida oferecida como dança
E eu não quero "te dar gelo"
Diabos que o carregue
Vê se aprende, se desprende
Vem pra mim que sou a esfinge do amor
Te sussurrando
Decifra-me, decifra-me

Só deixo minha alma, só deixo o coração
Só deixo minha alma na mão de quem pode

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Contando até dez....

E mais.
Às vezes até cem.

Depende do nível, do comentário, da companhia, do lugar e da disposição emocional. rs







Lu, saudades viu... E to aguardando nosso encontro. Será que sai antes de completarmos 50 anos? rs

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Crimes morais


Por Brena Braz - mas eu acho mesmo que ela escreveu pensando (inconscientemente) em mim. rs
Perfeito! Eu estou "de cara" com este texto. Segue.



"Alguém entra na sua casa, rouba suas coisas, agride você. Esse alguém cometeu, de uma só vez, vários crimes. Previstos em vários artigos da Constituição. Alguém entra na sua vida, rouba seu tempo, destrói sua confiança, agride sua auto-estima, estilhaça o pouco que resta da sua confiança no amor. E sai ileso. Mas não seria esse o pior crime que alguém pode cometer contra outra pessoa? Agressão só é penalizada quando alguém encosta a mão em alguém? Como se pune quem causa uma ferida que não está exposta?
Acredito que tomar uma surra de um boxeador deve doer menos do que ser traído. A dor física passa em algumas horas ou, em casos mais graves, alguns dias. Pra dor física existe remédio. Pras feridas, existe curativo. Mas quem cura a dor de uma coração destruído? Como se cura a dor de uma confiança perdida? O que fazer com as feridas cravadas na alma de alguém que sai na rua descrente do mundo? Como penalizar o agressor que, sem usar mãos, armas ou objetos cortantes e pontiagudos, causou ferimentos graves em alguém? Por que ninguém previu isso na lei?
As pessoas lotam os consultórios psiquiátricos, se entorpecem de remédio pra ansiedade, remédio pra depressão, remédio pra pressão, remédio pra dormir, remédio pra acordar. Remédio pra viver. Pra fazer viver quem quer morrer. Remédio pro irremediável. Pra dor que não passa. Pra ferida que ninguém vê. Vãs tentativas de resolver o caos interno. As pessoas tentam remediar uma dor que parece que nunca vai ter fim, um sofrimento que vem de dentro. Bem fundo. Tão fundo que nenhum remédio ou substância tóxica é capaz de alcançar.

Entendo perfeitamente crimes passionais. Entendo perfeitamente quando minha amiga diz que não consegue conversar mais com o ex-namorado porque ela tem vontade de bater nele. Entendo meu amigo que diz que preferia ver a namorada morta do que com outro. Sinceramente, entendo. Quando alguém te machuca, te decepciona, te magoa, a dor é tão grande que você quer agredir a pessoa de volta. Você se sente impotente. Enganado. Ferido. Frustrado. Dá vontade de matar. De morrer. De sumir. Seu mundo desaba bem na sua frente. Você sente que perdeu seu tempo, sua vida, sua auto-estima, suas forças. E qual a pena pro agressor nesse caso? Qual a pena pra alguém que entrou na sua vida, na sua casa, nos seus sonhos, nos seus planos e, num piscar de olhos, destruiu tudo como se tivesse esse direito?
O que sempre falo com meus amigos (como se conselho valesse de alguma coisa) é que vingança não é remédio. Nem fazer justiça com as próprias mãos. Acredito que o tempo se encarrega disso. Acredito que pessoas que usam da confiança e boa vontade das outras nunca vão se dar bem na vida. Ou não vão ser felizes. Ou nunca vão conseguir amar de verdade. Ou não mereciam a gente. Ou que a gente deve agradecer por ter se livrado de um encosto. Ou sei lá o que. Nunca fui boa conselheira. Talvez essas sejam as formas da vida punir quem brinca com o coração dos outros. Não sei mesmo. Em todo caso, deseje o mal de volta pra pessoa. Não por vingança. Só pra ver se ela é forte como você. "

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Frases para você

"Mas chega. Hoje decidi que estou prestes a assumir meu coração vazio. Não decidi isso movida por uma grande coragem ou por um momento de iluminação. Nada grandioso aconteceu. Apenas sinto que dei um pequeno, quase imperceptível, passo para uma vida mais madura. Eu simplesmente não suporto mais pintar o céu de cor-de-rosa para achar que vale a pena sair da cama."


“Tô fora de balada, ninguém cura o amor em um lugar onde todo mundo se odeia”.


" A vida voa na sua cara, esbarra no seu rosto, suja sua vaidade, corrompe suas certezas, e você não pode fazer nada. A não ser lavar o rosto e começar tudo de novo."


"Ninguém me faz de boba porque todo mundo tem é medo de acreditar na bobeira e acabar bobo junto. Gente mais besta!"


"Eu tenho medo da força absurda que eu sinto sem você, de como eu tenho muito mais certeza de mim sem você, de como eu posso ser até mais feliz sem você."


"Nem todo dia tem Sol, nem toda sobremesa é cheese cake e nem toda relação homem e mulher é romance."


"Acho que acabei ganhando alguns músculos necessários para ser uma mulher de verdade. Aqueles que ninguém ganha na academia da moda."


"(...) a sua felicidade sem mim deve ser pouca pra você viver reafirmando o quanto é feliz sem mim e principalmente viver reafirmando isso pra mim. (...) E eu, finalmente, deixei de ter pena de mim por estar sem você e passei a ter pena de você por estar sem mim. Coitado."


"e respondo a todos os rapazes, amigos e empregos que não forem verdadeiros, bem intencionados e a fim de me fazer feliz : noooooooooooooooooooooot!"


"Melhor te ver correndo pra longe do que empacado em minha vida "


''Deixe, deixe a onda da dor passar por você, ela pode até te derrubar, te afogar um pouco, te chicotear com o sal, te assustar com tanta grandeza, mistério, profundidade e experiência, mas acredite em mim, você não vai morrer. "


"Aonde está a força de negar um desejo se enquanto ele não é saciado continua existindo? "


"Entre idas e vindas me resumo feliz. Entre altos e baixos me resumo equilibrada. Sendo assim, tá na cara e não tem pane: ando meio mal mas vou sair dessa..."


"Mas a verdade é que você, finalmente, depois de algumas esfoladas na alma, no fígado e na mente, conseguiu moldar um ser humano feliz. Quem diria: você é feliz!"


"Nem a Barbie nem a Susi. Eu quero ser eu mesma, mas na melhor versão possível"


"quando eu te vejo, minha mão fica tão gelada e meu coração tão quente que eu pareço um petit gateau."


"Que mulher não ficaria insana e desequilibrada ao lado de um homem que diz com a boca que ama, mas não diz com os olhos, que diz com a boca que está ali para o que der e vier, mas não diz com os atos?Que mulher não piraria e não ficaria chata ao lado de um homem cheio de músculos, mas sem nenhuma força para ser um homem melhor? Não, eu não queria o homem perfeito que eu idealizei não, eu só queria um homem de verdade. Um homem que namora de verdade, que ama de verdade, que tenta de verdade, que encara a vida de verdade, que sofre de verdade, que tem saudade de verdade, que tem dor de verdade, que é humano de verdade. "


"E foi então que eu descobri uma coisa fantástica, talvez a mais fantástica de todas: quando a gente pára de procurar desesperadamente por um amor, a gente percebe que pode amar qualquer coisa."

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Notícias de um lugar nem tão distante assim...

Esta semana está sendo tão corrida que até esqueci-me de escrever aqui – também me esqueci da auto-escola, da academia com Roberta... Esqueci uma porção de coisas, maaaas... Normal!
Já estou chegando à conclusão que todo dia não vai ser possível “blogar”. Eu gostaria que fosse, mas acho que não.
Bem, de qualquer forma, será bom para vocês leitores que chegarão aqui sem se sentirem tããão desatualizados – ou perdidos em meio a tantas palavras. rs
Mas vamos ao que interessa.
Eu não tenho feito muita coisa (afora o trabalho) e isso todo mundo já sabe. Assim, eu não preciso ficar repetindo que não tenho muitas novidades...
As poucas estão listadas abaixo:

1- A logomarca da agência está em transformação. E logo, logo vocês verão a nova versão – mais madura e moderna. Espero que gostem.

2- A licitação em Nova Porteirinha não deu certo, ou melhor, não deu certo da maneira que imaginávamos, mas vai dar certo de outra forma, talvez ainda melhor para a minha pequena empresa.
Algo como “pequena empresa, grandes negócios” rs. Quando puder falar mais, eu volto neste tópico.

3- A agência também está passando por outra mudança interna (ai. São tantas!) e hoje começou a trabalhar conosco a Alice. Uma garota bem bacana que fará parte nas nossas criações.
Seja bem-vinda e... Divirta-se!

4- Do lado pessoal...
a. Comecei o tratamento com a homeopata hoje. Estou tão encantada com a Dr. Cláudia Diniz!Além de ser super bacana, é atenciosa e me passou uma calma incrível... E, venhamos e convenhamos, antes de tudo eu preciso dar uma reduzida no meu pique, vamos dizer assim. Ando suuuuuper, hiper ansiosa e estressada. (Sim, eu acho que é mais do que o meu normal. Hehehe)
Ela também vai me ajudar com as alergias constantes e aquela história de ficar adoecendo de meia em meia hora, de cinco em cinco minutos... Chega, né?!
b. Embora tenha falhado já no primeiro dia, decidi que voltarei à academia e até agora não houve nada que me fizesse mudar de idéia ou desanimar.
Acho que será bom gastar um pouco da energia assim, além de me ajudar a perder uns quilinhos. Rs
c. Quanto ao ‘outro’ assunto... Ah! Eu estou tentando melhorar, mas, confesso, não está sendo nada fácil. É foda você ver como as pessoas pisam em você sem nem sentirem um desconforto no pé, sabe? Maaaaas... normal.
Deixa estar que a vida leva a gente!
d. Ontem à noite recebi um telefonema bacana e completamente inesperado. É uma pessoa que eu gosto demais e cujo a amizade e a presença pretendo cultivar sempre.
Aliás, há certas pessoas na vida da gente que são assim, néam?! Vêm, passam e deixam uma calmaria enorme... Roberta, Hilda, Rock, Thiago, Ingrid, Livinha, Camila, Dani... Graças a Deus eu tenho bons amigos!

Mas eu acho que isso é tudo. Não vou mais escrever e encher o saco de ninguém hoje.

Beijos a quem é de beijos, abraços aos demais.